domingo, 13 de março de 2011

TEXTOS INFORMATIVOS

LEÃO
Considerado o rei dos animais, pesa de 150 a 200 kg. É facilmente reconhecido pela juba que começa a crescer aos dois anos. O macho protege seu território enquanto a fêmea se desdobra para cuidar de seus filhotes e caçar. Alimenta-se de zebras, veados, girafas e cervos. Seu rugido pode ser ouvido num raio de 8 a 9 km de distância e é considerado o mais pavoroso e grandioso som dos animais. Pode medir cerca de 1,90m.


GIRAFA
Pesa por volta de 500 Kg e pode alcançar 5,3 metros de altura. Apesar do seu longo pescoço, possui o mesmo número de vértebras que o camundongo ou o homem. É assim tão alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Essa grande altura permite-lhe alimentar-se das folhas mais altas das árvores, especialmente da acácia. O animal pode também vigiar com facilidade os arredores, o que é uma vantagem para prevenir-se contra os perigos. Há, porém, algumas desvantagens de ser alta demais. Para beber, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente abaixar o pescoço de forma que sua boca possa alcançar a água. Essa é uma posição incômoda que deixa a girafa indefesa contra o leão. Para se protegerem, enquanto algumas bebem água, as outras ficam de guarda.


Aranha
As aranhas são animais artrópodes pertencentes à ordem araneae da classe dos aracnídeos. A ordem araneae está dividida em três subordens: a Mygalomorphae (aranhas primitivas), a Araneomorphae (aranhas modernas) e a Mesothelae, a qual contém apenas a Família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.


Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos (atrás da ordem acari). As aranhas são um grupo particularmente populoso. Em um gramado de uma colina não remexida na Inglaterra, do tamanho de um acre, estimaram-se 2.265.000 indivíduos (BARNES e RUPPERT, 1994).

As aranhas não são insetos, e dintinguem-se destes pelas seguintes características:

têm quatro pares de pernas; 
não possuem asas ou antenas; 
seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdômen);


Centopéia

Reino: Animalia 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

As centopéias alimentam-se de vermes, insetos, aranhas e pequenos moluscos 

Possuem pinças venenosas nas pernas do primeiro segmento do corpo 

Na época de botar os ovos, a fêmea costuma abrir um buraco no chão para depositá-los 

A lacraia é uma espécie de centopéia. Também venenosas, costumam habitar em locais úmidos e com entulhos 

As centopéias possuem de 15 a 190 pares de pernas 

O sistema digestivo desta espécie é completo, ou seja, começa pela boca e termina no ânus. 

Excretam ácido úrico por um sistema chamado de Túbulos de Malphigi 

A maioria das espécies tem vida noturna. 

Habitam regiões tropicais e temperadas do planeta. 

As larvas de centopéia são parecidas com os adultos 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Peso: em média de 20 a 30 gramas.
Tamanho: em média 20 cm.
Cor: marrom-amarelado com faixas pretas e patas amarela. 

Fonte: sua pesquisa .com



Abelha

INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 

Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 25 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média. 

As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas. 

Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (polén e nectar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) tem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução. 

Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia. 

O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores. 

As abelhas possuem cinco olhos: dois maiores na frente e três menores no topo da cabeça. Possuem também antenas sensíveis, dois pares de asas e uma língua para sugar o néctar das flores. 

Uma colméia de tamanho médio pode abrigar até 60 mil abelhas. 

As abelhas produzem o mel dentro da colméia para servir de alimento. A geléia real também é produzida e serve de alimento para a abelha rainha 

Quando sentem-se ameaçadas, as abelhas podem picar o animal utilizando o seu ferrão. A ferroada é dolorida e é injetado veneno. Embora este veneno seja inofensivo a grande parte dos seres humanos, pode levar a morte se uma pessoa for alérgica ou se uma pessoa não-alérgica receber ferroadas de grande quantidade deste inseto. 

Uma abelha pode produzir, em média, cinco gramas de mel por dia. 

A criação de abelha, atividade lucrativa, para produção de mel é chamada de apicultura. 

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Comprimento: 2 cm (inseto adulto)
Cor: listrada em preto e amarelo
Habitat: fazem as colméias no topo de árvores, cavernas, parte interna de telhados, etc. 

3 comentários: